Prótese dentária é a ciência artística da reposição dos dentes perdidos e tecidos bucais, que busca restabelecer a sua forma e função. Seu objetivo principal é a reabilitação bucal: mastigação, fonética e estética. Como objetivo estético, os tratamentos visam devolver a aparência natural dos dentes.

Tipos de Próteses Dentárias:

 

É a substituição ou reposição da coroa perdida do dente (parte visível do dente) por uma peça protética em cerâmica ou resina que imita com naturalidade o próprio dente. Pode ser fixada sobre o implante ou sobre a raiz natural do dente.

As próteses fixas normalmente são utilizadas para substituir um ou mais dentes perdidos. Elas preenchem o espaço onde não há dentes e podem ser cimentadas aos dentes naturais ou implantes próximos ao espaço vazio. A parte estética da prótese dentária fixa pode ser de resina ou porcelana (mais durável) e terá a mesma cor natural dos outros dentes.

Substitui por completo uma ou ambas arcadas dentárias em casos que o paciente tenha perdido todos os dentes. Essa prótese é instalada apenas após a cicatrização completa dos implantes que serão utilizados para sustentar a prótese dentária. As várias etapas de confecção da prótese total devem ser criteriosamente executadas pelo dentista, como a cor, a escolha de formato e o tamanho dos dentes. Se possível, o paciente deve mostrar ao dentista fotos de como eram os dentes anteriormente para que a prótese possa se assemelhar aos seus dentes naturais perdidos.

A prótese total imediata é instalada logo após a extração dos dentes remanescentes. O dentista tira as medidas e faz as moldagens das arcadas em uma consulta. A vantagem da prótese total imediata é que o paciente não fica sem os dentes, mas ela precisa ser reajustada nos meses seguintes após a sua instalação, já que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre mudanças após a cicatrização.

 

 

A prótese sobre implante é a peça protética ou coroa de porcelana colocada parafusada ou cimentada neste implante, ou seja, o dente branquinho que enxergamos. Em casos de perdas parciais de um ou mais dentes onde ainda existam remanescentes dentários podem ser utilizadas próteses unitárias ou parciais fixas sobre implantes, substituindo com eficácia cada dente perdido e restabelecendo as funções mastigatória do paciente.

 

 

A prótese parcial removível é uma estrutura metálica que contém sobre ela dentes substitutos aos dentes perdidos. Esta estrutura se encaixa nos dentes remanescentes adjacentes. Com o surgimento da implantodontia moderna, é rara a utilização da prótese parcial removível. Na maioria dos casos os dentes perdidos são substituídos por implantes, porém, somente o dentista pode avaliar e indicar o melhor plano de tratamento.